As 9 principais causas de bloqueios e banimentos no Whatsapp

Neste post veremos as principais causas de bloqueios e banimentos no envio automático de mensagens no Whatsapp, e como evitá-las.

Primeira causa : denúncias de spam feitas por pessoas que recebem suas mensagens. Para evitar isso, sempre selecione bem o público-alvo, de forma que sejam pessoas com possível interesse no seu produto ou seja, leads realmente qualificados. Existe uma estimativa que, se um chip recebe de 3 a 5 por cento de denúncias, já será bloqueado. Então é preciso já ter uma lista de destinatários bem selecionada. A forma de abordagem é muito importante, então seja sempre educado e gentil. Lembre-se que a comunicação via mensageiro é um processo humano e uma pessoa é que está do outro lado recebendo sua mensagem.

Segunda causa : muitas mensagens sem resposta. O envio de muitas mensagens que foram lidas e não respondidas, é um sinal para a rede social que o seu conteúdo não está tendo relevância. Por isso, sempre estimule a curiosidade da pessoa para que uma resposta seja mais provável, seja enviando uma pergunta ou chamando a pessoa pelo nome, por exemplo. Uma boa opção para fazer uma boa abordagem é usar a estratégia de marketing receptivo, que já explicamos em outro vídeo e deixaremos no card.

Terceira causa : iniciar o envio da campanha com chip novo, sem aquecer o chip antes. Realizar envios já no primeiro dia que o chip foi registrado, é um indício muito forte para a rede social bloquear. O chip precisa ser aquecido previamente, conforme já explicamos em outro vídeo e deixaremos no card.

Quarta causa : excesso de envios em um mesmo chip. Dependendo do volume de envios que a sua campanha exige, será necessário usar vários celulares. O nosso app permite cadastrar quantos celulares você quiser, alternando entre eles automaticamente de acordo com a configuração que você estipular. Isso irá dividir a carga de trabalho entre vários celulares, sem sobrecarregar apenas um deles.

Quinta causa : conteúdo suspeito, repetitivo e sem opti-auti. Sempre é recomendável definir vários modelos de conteúdo, com o uso de macros para que cada mensagem fique diferente da anterior. Uma boa estratégia é enviar texto e áudio de forma alternada ou seja, em uma mensagem você manda texto, e na outra , áudio gravado na hora, como já explicamos em outros vídeos e deixaremos no card. Essa estratégia tornará o envio da campanha mais natural e humano. Lembre-se sempre de usar o opti-auti para que a pessoa possa parar de receber suas mensagens, se assim desejar.

Sexta causa : comportamento robotizado. É importante não apenas realizar pausas entre envios, mas também que essas pausas sejam aleatórias, tornando o envio mais humano. O app permite definir um valor base de pausa e a partir daí o app gera uma pausa diferente para cada envio

Sétima causa : muitos perfis com a mesma foto e nome. Mesmo que você tenha muitos chips, é importante que cada um deles tenha uma foto de perfil e nomes diferentes, pois muitos celulares com metadados iguais acabam chamando a atenção do algoritmo da rede social e aumentando a chance de bloqueio. É também importante preencher todas as informações possíveis, como bio e recado.

Oitava causa : muitos chips rodando em uma mesma conexão de internet. Se você tem muitos chips realizando envios automáticos, sempre que possível separe a conexão de internet que cada chip tem, como por exemplo, colocando alguns chips no uai-fai, outros no 4g, outros em outra rede uai-fai e assim por diante. Isso também irá evitar o problema de ‘efeito cascata’, que é quando um chip é banido e a rede social acaba marcando a sua conexão, fazendo com que os próximos chips que forem registrados na mesma conexão de internet, também sejam banidos.

Nona causa : muitos pedidos de novas leituras de QR Code. Evite ficar conectando o mesmo chip frequentemente em novos QR Codes, seja por trocas constantes de aparelho celular ou do próprio app de envio. Quanto mais tempo o chip ficar conectado no mesmo celular e computador, melhor.

Siga sempre as boas práticas recomendadas para que o rendimento das suas campanhas seja o melhor possí­vel. Deixaremos outros conteúdos recomendados, na descrição deste vídeo.

Experimente todas as funções do app baixando gratuitamente em nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *