Evitar que email vá para o lixo eletrônico

Uma campanha de email marketing é uma excelente aliada para ajudar no crescimento da sua empresa. É importante ter um contato direto com seu público, seja para mantê-lo informado sobre as novidades ou oferecer benefícios exclusivos.

Já falamos sobre dicas para criar sua própria lista de emails ou seja, como extrair emails do facebook, extrair emails da internet e também como enviar email em massa.

Hoje o tema será um aspecto tão importante quanto todos esses acima : como evitar que seu email vá para o lixo eletrônico. Afinal de nada adianta ter uma boa base de endereços para enviar se no final sua mensagem não for lida porque caiu no lixo eletrônico ou na caixa de spam.

Atualmente qualquer serviço de email possui um filtro que tenta classificar as mensagens que provavelmente são indesejáveis e direcioná-las para o lixo eletrônico. Dizemos ‘tenta’ porque essa tarefa nunca é 100% confiável : quem nunca ficou aguardando durante dias um email importante para depois descobrir que ele estava retido na caixa de spam ?

Estes filtros verificam diversas características e geralmente classificam cada email com um número que vai de 0 (ruim) a 100 (excelente) chamado de ‘spam score’. Quanto menor este número mais probabilidade a mensagem tem de ir para o lixo eletrônico e quanto maior, mais legítimo o email é considerado.

Como os filtros também falham, compilamos 10 ótimas dicas com atitudes que devem ser evitadas para que o seu email não pare no lixo eletrônico :

1 – Muitas cores e fontes diferentes : conteúdo do email com muitas fontes e cores diferentes (principalmente as mais fortes) chamam atenção negativamente dos filtros. O ideal é usar somente uma fonte e destacar as palavras ou frases principais em negrito somente.

2 – Assunto suspeito : evite preencher o campo assunto com palavras tipicamente relacionadas a spam, como ‘promoção’, ‘compre já’, ‘trabalhe em casa’, ‘clique aqui’, ‘não perca’ etc. Evite também usar muitas letras maiúsculas e exclamações neste campo : o ideal é ter um assunto simples e curto.

3 – Muita imagem, pouco texto : mensagens que só possuem imagem e/ou pouco texto são um duplo problema, pois além de reduzirem seu spam score, as imagens não são exibidas por padrão pela maioria dos serviços de email : geralmente o usuário precisa clicar em uma opção do tipo ‘Mostrar imagens’ no cliente de email.

4 – Remetente com baixa credibilidade : prefira sempre usar remetentes com domínio próprio do que contas de email gratuitas. O domínio do email (a parte que vem após o @) é de vital importância para sua classificação ou não como lixo eletrônico.

5 – Muitos destinatários por mensagem : não use muitos destinatários por envio ; o ideal é enviar um email para cada um , usando sempre o campo ‘Para’ ou ‘To’. Nunca use o campo ‘Cc’ (com cópia), que além de expor os endereços dos destinatários, diminui seu spam score.

6 – Texto repetido : nunca repita o mesmo texto na mensagem (copiar e colar) ; um bom conteúdo na mensagem é essencial tanto para atrair a atenção do leitor quanto para não atrair negativamente a atenção dos filtros.

7 – Excesso de links : mensagens com muitos links reduzem sua credibilidade. Novamente, tente sempre priorizar o conteúdo (explicar o que você está ofereendo) ao invés de tentar forçar o usuário a clicar em algum lugar

8 – Anexos : evite anexos, pois eles tornam o envio muito mais lento e geralmente são considerados negativamente pelos filtros. Se o envio de uma imagem for essencial, hospede a imagem em algum site e insira a imagem na mensagem através do seu link direto no servidor.

9 – Lista sem opção de sair : sempre inclua uma maneira da pessoa sair da sua lista de emails caso assim desejado. Mensagens sem esta opção além de causarem transtornos para quem não deseja mais receber podem gerar reclamações que reduzem a credibilidade do seu remetente / domínio.

10 – Erros de digitação / gramática : embora este tipo de erro não influa diretamente no spam score, com certeza um email com erros gramaticais irá gerar uma imagem negativa do seu produto / empresa. Por isso sempre revise bem o conteúdo.

Dica bônus : antes de enviar sua mensagem verifique seu spam score. Este serviço analisa sua mensagem usando dados fornecidos como remetente, assunto e conteúdo e lhe informa o spam score e o que pode ser feito para melhorar. Tipicamente um spam score abaixo de 50 é indicação de mensagem que irá para o lixo eletrônico. Siga as dicas acima e teste novamente sua mensagem até que seu score melhore.

Email marketing
Evite que sua mensagem vá parar o lixo eletrônico

2 respostas a “Evitar que email vá para o lixo eletrônico”

  1. Bom dia.
    Gostei bastante do texto.
    No nosso caso, os e-mails com o domínio @rinvest.com.br já estão caindo em SPAM.
    Inclusive, fiz o teste do nível de SPAM SCORE e deu abaixo de 50.
    O que você sugere para revertermos essa situação?

  2. Tente enviar de outro domínio e verifique se ainda cai no filtro ; talvez o problema esteja relacionado ao seu domínio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *