Validar lista de email

Após criar sua própria lista de email seguindo nossas dicas de como extrair email na internet, uma boa idéia é validar os endereços coletados para evitar trabalho desnecessário ao enviar mensagem para endereços inválidos.

Todos softwares Housoft que contam com a função Email marketing possuem funções para importar uma lista de emails e validá-la. A validação é feita em dois passos :

  • Sintaxe : verifica se o endereço é sintaticamente válido ou seja, se está no formato nome@dominio.com e se possui somente caracteres permitidos. Em geral para endereços coletados pelos softwares Housoft este passo não é necessário uma vez que os programas coletam somente endereços sintaticamente válidos.
  • Provedor : verifica no provedor se o usuário existe. Por exemplo no email paulo@housoft.org, o sistema irá verificar se existe uma conta ‘paulo’ no domínio ‘housoft.org’. Nem todos os domínios disponibilizam este serviço, então esta verificação não é 100% garantida, mas irá funcionar para grande parte dos endereços.

A verificação de sintaxe é rápida pois envolve somente um mecanismo interno de conferência no sistema. Já a verificação no provedor pode ser mais lenta uma vez que necessita de uma comunicação com o domínio de cada endereço em questão. Para uma lista muito grande pode não ser viável realizar esta verificação prévia e por este motivo todos os programas Housoft com a função Email marketing disponibilizam um recurso muito útil, o monitoramento de respostas para validar listas de email.

O monitoramento de respostas é uma função complementar que deve ser usada imediatamente após o envio da campanha. Ela irá verificar as respostas recebidas para identificar emails que retornarem como inválidos e automaticamente removê-los do envio de futuras campanhas. Isso mantém sua lista o mais ‘saudável’ possível, fazendo com que cada novo envio seja mais produtivo que o anterior.

Além de excluir endereços inválidos, o monitoramento de respostas tem várias outras funcionalidades para aumentar a produtividade da campanha :

  • Excluir respostas automáticas : identifica e exclui da caixa postal respostas automáticas geradas pelo destinatário, aquelas do tipo ‘Sua mensagem foi recebida’, ‘Sua mensagem foi lida’ etc.
  • Extrair e excluir solicitações de remoção de lista : identifica e processa as solicitações de remoção da lista, para que na próxima campanha estes endereços não sejam usados
  • Digitar código de verificação (captcha) – identifica e processa as solicitações de captcha / anti-spam. Muitas vezes quando a  mensagem é enviada o provedor solicita que seja digitado um código de verificação para confirmar o envio. Em uma campanha maior isto pode ser um grande problema pois muitas mensagens acabam não sendo enviadas. Usando esta função é possível garantir que mesmo as mensagens nessa situação serão enviadas, seja digitando os códigos manualmente ou automaticamente usando o Housoft Auto.

Desta forma os softwares Housoft fornecem uma solução completa para gerenciamento da sua campanha de email marketing, desde a captação de potenciais clientes até o tratamento das respostas obtidas pela campanha para validação de listas de email / feedback.

Validar lista de email
Validar lista de email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *