Email marketing e servidor SMTP

Sempre que vamos iniciar o envio de uma campanha de email marketing nos deparamos com a questão do servidor SMTP, essa sigla que acaba confundindo muita gente. Neste post vamos esclarecer isso.

O que é um servidor SMTP ?

Um servidor SMTP nada mais é que um computador na internet preparado para receber seu email e encaminhá-lo para o destinatário. Pense como se ele fosse o carteiro : você entrega a correspondência ao carteiro (o SMTP), que entrega para o destinatário. Mas porque é preciso um intermediário no processo ? Você poderia imaginar que seria mais fácil o seu computador enviasse direto para o destinatário, mas não é assim que funciona : é preciso um servidor específico para realizar essa entrega, por várias questões que vão da segurança do envio ao controle de spam, entre outras. Sendo assim sempre é necessário um servidor SMTP para fazer o envio.

Servidor SMTP grátis e pago

Teremos sempre duas opções : servidores smtp grátis e servidores smtp pagos. Em geral qualquer pessoa que possui um endereço de email terá acesso a um servidor SMTP. Se o seu email for gratuito como bol, yahoo e gmail, eles disponibilizam o SMTP para que seja possível fazer o envio usando programas de email como Outlook e Live Mail. E se o seu email é de um domínio próprio, como  email@suaempresa.com.br, você também terá acesso a este servidor. Em ambos os casos haverá uma limitação de quantos emails poderão ser enviados ; esta limitação pode ser por dia ou por hora, como por exemplo 200 emails por hora ou 5.000 emails por dia. Será necessário respeitar estes limites pois caso contrário sua conta pode sofrer penalidades. Com o Housoft Contact você pode facilmente se adequar à estas limitações, pois o programa possui opções para aguardar um determinado tempo entre envios ou até mesmo trocar de conta automaticamente entre envios.

A diferença no caso de servidores pagos é que as limitações serão menores. Por exemplo, enquanto um servidor gratuito permitirá o envio de 200 emails por hora, um pago pode permitir o envio de 1.000 emails por hora. São serviços especializados nesta função e por isso possibilitam um maior volume de envios.

Qual servidor SMTP escolher ?

Se o seu volume de envios não for muito grande não há razão para se usar um servidor pago. O que seria um volume grande é um conceito difícil de quantificar, mas digamos que até 1.000 emails / dia pode ser suprido tranquilamente pelos servidores gratuitos. Neste caso você pode utilizar o servidor do seu próprio email ou criar contas de email grátis com o Housoft Contact : basta informar os dados e a quantidade de contas que o sistema irá criar as contas em serviços como bol, yahoo e gmail e já configurá-las.

Se o volume for grande, a contratação de um servidor pago deve ser considerada. Em geral além da maior quantidade estes servidores possuem uma melhor qualidade no envio, o que significa menos mensagens sendo direcionadas para a caixa de lixo eletrônico dos destinatários.

Seja qual for a escolha, o Housoft Contact está preparado para utilizar qualquer servidor SMTP, seja ele grátis ou pago. Em geral basta clicar no botão ‘Adicionar conta’ e informar o endereço e senha que o sistema já fará as outras configurações automaticamente. O sistema trabalha inclusive com servidores que exigem autenticação no protocolo SSL, como o gmail.

Não deixe de conferir também nosso post sobre extrair email da internet e criar sua própria lista segmentada.

1 resposta a “Email marketing e servidor SMTP”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *